Diversidade
Diversidade é uma palavra muito conhecida, mas pouco respeitada. Embora a diversidade seja algo inerente a essência humana, muitas pessoas ainda insistem em ignorá-la.
Etimologicamente diversidade vem do latim “diversitas”, “atis” e significa “variedade, alteração, mudança, diferença”
Interessante observar, que as diferenças e as mudanças são constantes em nossas vidas, a transformação faz parte do ciclo da existência. Do nascimento até a morte do corpo físico mudamos sem parar, tanto no aspecto corporal, como em relação ao mundo das ideias.
Somos diversos em cor de pele, em formas de ver o mundo, em gêneros, em características corporais, em cultura, em linguagem, em crenças... Mas a ditadura da mesmice deseja esculpir todas, todos e todes numa fôrma única, como se possível fosse.
O abraçar a “diversidade” é orgânico, intenso e dialético. É entender e questionar o raso, o óbvio, é se descobrir num mundo complexo que insiste em defender o superficial.
Sonho com um mundo onde a equidade seja uma realidade, onde famílias com configurações diferentes sejam respeitadas, onde pessoas de raças e etnias convivam em paz, onde pessoas com orientações sexuais e identidades de gênero não precisem se esconder ou se desculpar por existirem, sonho com um mundo inclusivo, onde todas as pessoas possam ocupar espaços seguros e acessíveis...
Por enquanto é apenas um sonho...Mas a semente da Diversidade é plantada cada vez que o Respeito, o Amor, a Empatia e a Justiça caminham na mesma direção.